Baú


Remexendo nas minhas coisas dos meus idos anos escolares, encontrei uns textos para minha mãe ver no sentido de orientá-la na prova que fará domingo próximo. Postarei um hoje de 2003.

"BIG GAFE BRASIL"

Os telespectadores, atualmente, não estão mais preocupados em assistir cenas protagonizadas por atores famosos. Para esses o que importa é ver o dia-a-dia nada interessante de pessoas desconhecidas; como se observassem pelo buraco de uma fechadura, que nesse caso pode chegar a ter até vinte e nove polegadas.
O que mantém milhões de espectadores grudados à tela da TV ainda é desconhecido, mas para quem está dentro da casa, a remota possibilidade de fama e dinheiro fáceis justifica a escolha de se enclausurar em luxuosas jaulas.
Podemos perceber que esses programas improdutivos são verdadeiros jogos de estratégia política, em que os competidores conspiram e criam intrigas para eliminar seus opositores mais fracos. O que nos leva a ter outra visão sobre os "reality shows": eles servem para despertar alguns instintos selvagens que ficam ocultos no cotidiano comum, como por exemplo o esquecimento do pudor (não se vê pessoas usando mais de duas peças de roupa ao mesmo tempo) e o total desleixo com relação à higiene - tanto pessoal quanto do espaço físico em que estão.
Então não seria um absurdo denominar esses programas como "zoológicos humanos", cuja principal recomendação seria a de não alimentar os animais.

6 Response to Baú

  1. Anônimo says:

    muito bom o seu texto

  2. Interessante a análise que você fez sobre o BBB. É muito estranho mesmo esse lance de "tomar conta" da vida alheia com dia e hora marcada. é interessante ver como que as pessoas julgam quem está dentro da casa sem pudor.

  3. Ana Laura says:

    Amigo, super "Enem" essa dissertação, einh? Hahahaha. Adorei! Pra te falar a verdade, eu sei que big brother não me acrescenta nada, mas na falta do que fazer é sempre uma boa pedida. Mas que fique bem claro: eu não sou do tipo que faz torcida e gasta telefone pra votar no paredão. Hahahaha!

    Ah, muito obrigada pelo selo, já está sendo exibido lá no blog. E não, claro que não vou cumprir toda aquela burocracia!


    Outro!

  4. Ana Gabi says:

    Poxa!

    Está bem atual, né?

  5. Lua says:

    Muito bom o texto.
    Voce chegou a ver um programa que passava na GNT(acho) que chamava justamente zoologico humano?Era muito interessante.Era um Big brother ceintifico, as pessoas eram estudadas dentro da tal casa de confinamento.Provavelmente a Globo(Globosat) tirou do ar porque as pessoas deveriam estar comparando com o "circo" que eles passam durante 3 meses no comeco do ano!

  6. vc disse tudo .. e concordo de fato é um zoo humano... não entendo como ainda existem pessoas que acompanham esse tipo de programa.... e já está na nona edição .... foda ...


    ps... valeu pela visita no meu blog ... abraços